Conhecendo a profissão Biólogo

A Biologia é a profissão voltada para o estudo das diferentes formas de vida, sua origem, evolução, estrutura e funcionamento, das relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente. A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684 ter sido sancionada em 03 de setembro de 1979. A lei também originou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais.
Quem quiser seguir carreira na área de Biologia optará entre dois caminhos: bacharelado ou licenciatura. No bacharelado, o profissional estará apto a atuar como biólogo em empresas públicas e privadas dos mais variados ramos, desde zoológicos e reservas naturais até a indústria de alimentos. Já quem faz licenciatura é formado para dar aulas nos ensinos fundamental e médio, porém também pode atual em nível de bacharel caso se especialize na área desejada.
O biólogo pode atuar em diversas áreas do conhecimento, como:

  • Meio ambiente e Biodiversidade
  • Saúde
  • Biotecnologia e Produção

O biólogo tem seu próprio juramento, que é: “Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz”.

Deixe um comentário